Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


manuais:dicas_uteis:como_instalar_programas_no_linux._super_facil

Como Instalar Programas no Linux?

Muitos podem dizer que instalar programas no Linux é difícil, mas na maior parte das distribuições (distros) voltadas para desktop, não é mais complicado do que instalar um App no Smartphone Android. Vamos quebrar um dos maiores mitos, para usuários regulares, instalar aplicações no Linux é extremamente simples, porém, para aqueles que querem se aventurar um pouco mais, sempre haverá o terminal.

Linux

Para iniciar, Linux, provavelmente não é o que você pensa que é.

Linux é uma tecnologia que várias empresas e a comunidade usam para criar Sistemas Operacionais e outras tecnologias utilizadas no dia a dia. Isso significa que diferentes distros do Linux têm formas diferentes de instalar aplicações. O Android é um sistema Linux e você provavelmente já instalou algum app nele.

Distribuição

O exemplo mostrado aqui será o Ubuntu, que é uma das distros mais simples de se utilizar hoje em dia e dessa forma vamos usar um aplicativo como exemplo para você começar a entender: o GIMP (Edição de imagens), que é uma aplicação muito popular e está disponível em diversos formatos para Linux e permite instalarmos de formas diferentes para ficar bem compreensível.

Loja de Aplicativos

Via de regra, toda distro Linux voltada para usar em desktops vai ter uma loja de aplicativos no mesmo estilo da Google Play Store. Tudo que você precisa fazer é procurar pelos apps que você deseja instalar lá dentro.

Depois de abrir a loja de aplicativos, basta digitar o nome do app, no nosso exemplo o GIMP, e após selecioná-lo clicar em Instalar e digitar a senha do usuário e após alguns instantes, pronto, já está instalado.

Baixando e Instalando do Site

Geralmente, no Windows, as pessoas estão acostumadas a ir até o site do desenvolvedor e procurar pelo aplicativo.

Em muitos casos faz-se uma pesquisa em um buscador como o Google e após ser redirecionado para um site, pode-se instalar aplicativos nocivos, como mallwares.

No Linux, você pode fazer isso também (sem apps nocivos) se o aplicativo que você quer não está na loja de aplicativos, como o Google Chrome por exemplo, que você pode procurar lá no site do google. Você vai baixar um arquivo .deb, que para todos os efeitos funciona como um .exe do Windows. Você vai dar dois cliques sobre ele e vai se abrir um instalador simples, que não tem nem o famoso certificado NNF (Next, Next, Finish). Basta clicar no botão Instalar e digitar a senha. Moleza!

E onde estão meus Programas?

Depois de instalar os programas, os mesmos estarão no menu de aplicativos da sua distro. O visual desse menu pode variar de Linux para Linux.

Snap e Flatpak

Mas no mundo Linux, os pacotes .deb e lojas de aplicativos não são as únicas formas de instalar os programas. Para entender melhor, você pode chamar os pacotes .deb de formato de pacote de software, e assim como no Windows nós temos aplicativos em .exe, .msi, .bat e uma série de outros que podem vir a instalar algo, no Linux eles também existem e você pode escolher qual formato preferir.

Mas tome como padrão, sempre procurar na loja da sua distro primeiro, e se não encontrar, aí sim você vai procurar algum outro recurso. Os dois mais populares são o snap e o flatpack.

Flatpaks e snaps são muito parecidos. Eles são pacotes que funcionam em qualquer sistema Linux e com eles você ganha duas lojas de apps completas: o flathub e a snapstore. Algumas distros Linux dão suporte pra esses formatos nativamente, em outras pode ser necessário ativar esse suporte. No caso do Ubuntu, nós não temos suporte nativo aos pacotes flatpak, mas temos suporte aos pacotes snap diretamente na loja de aplicativos.

Se usarmos o GIMP novamente como exemplo, na loja, é possível clicar na Fonte e escolher o pacote no formato snap. Dessa forma você vai baixar o mesmo app, mas na sua edição snap.

Lembre-se que é comum encontrar pequenas diferenças nas lojas de acordo com a distro Linux, mas tirando o visual apresentado, a loja tem funcionamento igual para as diferentes distros. Não se pergunte qual o melhor formato, utilize o que o seu sistema lhe disponibiliza.

Avançado

Linux é um sistema tão versátil, que se você desejar, pode fazer tudo pelo terminal, incluindo instalar programas. Como visto, esse método não é necessário, mas é extremamente prático, por isso os usuários mais avançados gostam disso.

Par instalar o GIMP pelo terminal, basta digitar o seguinte comando, seguido da senha:

sudo apt install gimp

Após aguardar a instalação, o aplicativo vai aparecer no menu de aplicações do sistema.

Se você quiser instalar o pacote snap do GIMP pelo terminal basta executar o comando:

sudo snap install gimp

Tem muito mais no mundo Linux para se descobrir e não precisa ser hack para isso.

manuais/dicas_uteis/como_instalar_programas_no_linux._super_facil.txt · Última modificação: 2023/01/19 16:56 por 127.0.0.1