Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


manuais:compras_de_ti:material_de_despesa_e_material_de_consumo

Diferenças entre Material de Despesa e Material de Consumo

Material de consumo – aquele que em razão de seu uso corrente e da definição da Lei nº4.320/1964 perde normalmente sua identidade física e/ou tem sua utilização limitada a dois anos;

Material permanente – aquele que em razão de seu uso corrente não perde a sua identidade física, e/ou tem uma durabilidade superior a dois anos.

Análise da Despesa

Gastos de manutenção e reparos correspondem àqueles incorridos para manter ou recolocar os ativos em condições normais de uso, sem com isso aumentar sua capacidade de produção ou período de vida útil, são classificados na categoria econômica – “despesa corrente”, no grupo da natureza da despesa “outras despesas correntes” e no elemento de despesa – “Material de Consumo”.

Por sua vez, uma melhoria ocorre em consequência do aumento de vida útil do bem do ativo, do incremento em sua capacidade produtiva, ou da diminuição do custo operacional. Desse modo, uma melhoria pode envolver uma substituição de partes do bem ou ser resultante de uma reforma significativa. Assim, como regra, aumenta o valor contábil do bem se o custo das novas peças for maior que o valor líquido contábil das peças substituídas. Caso contrário, o valor contábil não será alterado.

Por exemplo, a aquisição de ssd para substituição de hd classifica-se como categoria econômica - “despesa de capital”, no grupo de natureza de despesa “investimentos” e no elemento de despesa - “Material de Consumo”. Assim, essas adições complementares, por sua vez, não envolvem substituições regulares, mas aumentam o tamanho físico do ativo por meio de expansão, extensão, etc., sendo agregadas ao valor contábil do bem, o que gera a necessidade de baixa patrimonial e nova incorporação do bem.

manuais/compras_de_ti/material_de_despesa_e_material_de_consumo.txt · Última modificação: 2023/08/04 16:19 por dalila