Essa é uma revisão anterior do documento!
Tabela de conteúdos
FOG - Solução de Problemas
Segue abaixo alguns possíveis problemas e soluções encontrados durante o uso do FOG.
Erro de comunicação do FOG Client com o servidor do FOG
Quando houver algum erro de comunicação do FOG Client (um dos sintomas é ele não aplicar o novo nome para o computador, por exemplo), vai aparecer alguma mensagem no arquivo de log do mesmo (no Windows está em C:\fog.log e no Linux está em /opt/fog-service/fog.log).
Para tentar contornar este problema, verifique primeiro se as configurações do FOG Client estão corretas, nos arquivos settings.json e settings.json.session (no Windows está na pasta C:\Program Files (x86)\FOG\ e no Linux está na pasta /opt/fog-service/), como o endereço IP do servidor e o número da versão do servidor FOG.
Caso estejam errados, reinstale o FOG Client seguindo o tutorial Instalação do FOG Client no computador antes de fazer uma captura
Depois, acesse na interface WEB do FOG o menu Hosts » List All Hosts e clique no nome do computador que está apresentando problema, e depois no botão Reset Encryption Data. Isso fará com que a comunicação entre o FOG Client e o servidor do FOG seja refeita.
Após estas ações, o FOG Client deverá retomar a comunicação com o servidor do FOG, podendo ser consultado seu status nos arquivos de log mencionados anteriormente.
FOG não consegue Capturar uma imagem Windows alegando que o disco não foi desligado corretamente (ou está sujo / unclean)
A primeira coisa a ser feita é reiniciar o computador utilizado para a captura, entrar no Windows e desligá-lo normalmente pelo menu Iniciar, para que o FOG consiga entender que agora ele foi desligado corretamente.
Caso o erro persista ao se tentar fazer a Captura novamente, entre outra vez no Windows e proceda com a Limpeza de Disco, procurando por este aplicativo no menu Iniciar do Windows.
Selecione a unidade onde está instalado o Windows (geralmente é a unidade C:).
Clique no botão Limpar arquivos do sistema, para limpar de uma forma mais completa o sistema de arquivos.
Selecione novamente a unidade onde está instalado o Windows (geralmente é a unidade C:).
Marque todas as opções da lista Arquivos a serem excluídos e clique no botão OK, aguardando o término do processo, que pode demorar um pouco.
Ao fim da limpeza, a janela será fechada automaticamente sem apresentar nenhuma mensagem. Com isso, reinicie o computador normalmente pelo menu Iniciar do Windows, e tente fazer novamente a Captura da imagem do computador, que provavelmente deverá ser possível a partir destas ações.
Ocorre erro de captura solicitando que seja executado o comando fixparts
Neste caso, reinicie o computador que será feito a Captura, dando o boot por um live CD do Linux (de preferência o Ubuntu Desktop), e no terminal do live cd digite os seguintes comandos:
sudo gdisk -l /dev/sda Selecione a opção 2 -> GPT sudo fixparts /dev/sda responda Y, depois W, depois Y Reinicie o computador, tirando o pendrive do Live CD e bootando pelo disco do PC.
Com isso, será corrigido o problema da partição, e provavelmente será possível fazer a captura do computador.
Rede instável durante a restauração de imagens em grupo
Se a rede do grupo de computadores que será feita a restauração estiver instável, priorize utilizar o modo Unicast, conforme explicado no tutorial FOG - Restauração de uma imagem para um grupo de computadores (Unicast), ou crie tarefas individuais de deploy, como explicado no tutorial FOG - Restauração de uma imagem para um computador apenas, restaurando pequenas quantidades de computadores por vez.
O modo Multicast ( ainda não disponível ) será útil quando todos os computadores do grupo estiverem com a mesma velocidade de rede (de preferência gigabit), pois a transmissão de dados entre o servidor do FOG e os computadores será sincronizada a fim de economizar largura de banda da rede.
Capture/Deploy muito demorados
Se ocorrer de algum computador demorar muito mais que os demais nas tarefas de Capture/Deploy, é possível que a velocidade de conexão do cabo de rede dele esteja em 100 Mbps. Neste caso, verifique primeiramente se não existe alguma atualização do Sistema Operacional ou da Placa de Rede que precise ser feita. Caso isso não resolva, acione e Cogeti passando a identificação do ponto de rede para verificação do problema.
Após o boot do computador, não é carregado o GRUB para seleção dos SOs
Caso ocorra este tipo de problema após o registro do computador no FOG, talvez seja necessário mudar a forma como o FOG executa a opção de saída do seu menu de inicialização, na opção Group EFI Exit Type para os Grupos de Computadores, e na opção Host EFI Exit Type para os Host, conforme imagens a seguir:
IMPORTANTE! A saída correta depende do modelo da BIOS ou de alguns outros fatores, na maioria das vezes deve funcionar com GRUB_FIRST_HDD, EXIT, SANBOOT ou REFIND_EFI.
Mude esta configuração somente se necessário.